Vergonha!
- Equipa RTM ME
- 6 de mai.
- 2 min de leitura
Condição psicológica sem a qual nascemos. Não faz parte do “produto de origem”. Foi adquirido através do tempo.
É inevitável vir a sentir vergonha ao longo da vida. Alguma vez ela irá bater à porta.

Para alguns ela entra sem pedir licença e instala-se como dona e senhora, ocupando espaço mental e emocional.
A vergonha é um dos grandes entraves a uma vida plena. Bloqueia iniciativas…. Bloqueia progressos…. Deturpa a visão que alguém tem de si…. Aprisiona em ansiedade…
Tenho observado que há outro interveniente nesta história. Ela é altamente alimentada pela culpa. Onde há culpa a vergonha cresce vigorosa!
É verdade que todos temos aspetos das nossas vidas que gostaríamos que nunca tivessem acontecido. Todos tomamos decisões que gostaríamos não ter tomado. Então olhamos para trás e vemos a pessoa que éramos apenas como uma sombra….
Literalmente o nosso lado sombrio, mas já distante daquilo que somos hoje!
Que bom ter esta consciência! Anima-te, é sinal que tens muitas lições aprendidas!!
Mas não precisava ser assim…. Pois é…. No início de tudo a vergonha não era conhecida pela humanidade. Mas quando caímos em pecado fomos invadidos por outra perceção. A nossa identidade foi corrompida e com ela perdemos a segurança de uma vida plena sem culpas nem vergonhas.
Hoje não precisa ser assim! O que se comemora esta semana é a consumação do plano divino para nos reconciliar de novo ao Pai, ao princípio, ao modelo original em que somos definidos pela Sua identidade e não pelas nossas falhas!
Jesus morreu na cruz para te fazer livre do peso da vergonha. Não para apagar o teu passado, mas para te dar um novo futuro!
Esta semana faz um inventário das vergonhas que têm bloqueado o teu pensar, sentir e agir. Entrega isso na cruz. Aceita a liberdade que Jesus te deseja dar.
Reflexão muito ciente de que é simples o que escrevo, mas exige trabalho. Não escrevo de cor…. Também sei que com intencionalidade muita coisa pode ser diferente na tua e na minha vida! Quem sabe o que gostarias que pudesse ser possível não está do outro lado da vergonha…. Vira essa carta!

Inês Gaspar
Equipa RTM Mulheres de Esperança
Comments