Verdade
- Equipa RTM ME

- há 13 horas
- 2 min de leitura
“Todos desejam ardentemente ter a verdade do seu lado e muito poucos optam por estar do lado da verdade” (Richard Whatley)

Vivemos num tempo em que tudo é TÃO relativo, até mesmo a verdade.
Pior ainda, ela deixou de ser um valor, para passar a ser uma utilidade, ou seja, quando convém fala-se e age-se em verdade, quando não, contorna-se, finge-se, brinca-se com ela.
Longe vai o tempo em que os homens firmavam uma aliança ou contacto por um simples aperto de mão. A palavra dada era sólida e o compromisso pelo seu cumprimento era dever.
Na nossa sociedade moderna passou a ser normal mentir. Até há mentiras brancas, mentiras piedosas, mentiras na linguagem dos negócios, sei lá...
Quero contar-vos um episódio relatado na Bíblia, o livro de Deus:
Jesus estava diante do governador romano, Poncio Pilatos para ser julgado como malfeitor.
Pilatos antes de qualquer decisão trava uma conversa deveras interessante com o réu, Jesus. Este numa das suas respostas diz esta frase retumbante:
“Eu vim ao mundo afim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz”.
Pilatos faz então a pergunta que tem sido ao longo dos séculos a maior discussão filosófica: “O que é a verdade?” O governador romano nem esperou pela resposta de Jesus, voltou-se para os acusadores e declarou que não achava em Jesus nenhum motivo de incriminação.
Os homens podem debater horas sem fim sobre o que é a verdade e as conclusões darão lugar a outras perguntas e a discussão nunca terá fim.
A humanidade, tal como Pilatos indaga o QUE é a verdade, quando Jesus responde QUEM é a verdade. E é aqui que deve ser construído o alicerce da verdade na nossa existência. Se Jesus é o Senhor e dono da nossa vida, então é Nele que vamos encontrar todas as respostas às questões “Verdadeiro ou Falso” que a vida nos coloca. Com Jesus, a Verdade, ela passará a fazer parte do nosso ser, dos nossos pensamentos e do nosso agir.
Nele encontramos tudo o que é verdadeiro. Nada Nele tem sombra de falso.
Alguém disse que “só nos encontramos a nós mesmos depois de encararmos a verdade”. Isto quer dizer na minha perspectiva, que eu só sou verdadeiramente completa, quando encaro a pessoa de Jesus e permito que, para isso, Ele faça em mim as mudanças necessárias.
Quero dizer-lhe querida amiga, que não importa quanto tenhas sido vítima de falsidade e mentira, quanta dor tudo isso te tenha trazido, podes hoje mesmo encontrar em Jesus Cristo toda a verdade que a sua vida precisa: verdadeiro amor, verdadeira fidelidade, verdadeiro perdão, verdadeiro cuidado, verdadeira paz. A verdade.

Sarah Catarino
Escritora e oradora Internacional








Comentários