O que tens feito à tua dor?
- Equipa RTM ME
- 21 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

É preciso andar para a frente. A vida corre, isso é certo. O tempo não pára e o que nos é exigido - por nós? Pelos outros? - é quase um absurdo. Corremos corremos, fazemos fazemos, respondemos respondemos e no fim… exaustas.
Fraqueja-nos o ânimo, pomos tudo em causa, afinal, há que olhar para os sinais! Mas para que sinais tens olhado?
Tentamos ignorar a dor e ao fim de algum tempo ela grita alto. Seguimos, afinal temos fé.
”A vida custa!”. Pois custa. O trabalho dá trabalho, estamos sujeitas à dor, sofrimento, morte, perdas. Às vezes cansamo-nos rápido, se afinal as pipocas se fazem em 3 min, os robots de cozinha nos fazem o jantar… porque é que há coisas na nossa vida que demoram (e custam) tanto a passar ou a chegar?!
"Jeremias, se te cansas de correr com homens, como poderás competir com cavalos? Se não sabes manter-te de pé em terreno plano, como resistirás na enchente do Jordão?” - Jeremias 12:5O
O profeta estava cansado. Porque prosperavam os maus? Ele tinha a certeza que Deus sabia da fidelidade e do esforço dele (versículo 3).
”… se te cansas de correr com homens, como poderás competir com cavalos?”
Que dureza, diriam algumas de nós. Mas é a vida a acontecer, as conquistas a serem alcançadas, os sonhos a serem concretizados, a luta de viver o dia-a-dia com propósito e caminhar cada vez mais perto daquilo que desejamos.
A vida custa, mas vale a pena.
Pois eu sei os planos que tenho para vós. São planos de prosperidade e não de desgraça, planos que se concretizarão num futuro de esperança. - Jeremias 29:11
Vulnerabilidade não é fraqueza.
Vulnerabilidade não é desistência.
Vulnerabilidade não é motivo de vergonha.
O sofrimento faz parte da vida. Trabalhar cansa. Tudo tem um custo (dinheiro, tempo, esforço…!). Mas isso não invalida quem Deus é e os seus planos para nós. Planos, acima de tudo, para que vivamos uma vida plena, em que sabemos que somos suas e que Ele é nosso, em que temos Paz que excede todo o entendimento - uma Paz que está longe de ser irracional! Uma Paz que vem de conhecer o caráter de Deus e confiar na Sua fidelidade para nos sustentar e levantar.
Quando somos vulneráveis - com sabedoria, não com toda a gente, acima de tudo com Deus! - podemos ser ajudadas.
Engolir a dor e avançar não resolve, não traz coisas boas à nossa vida e não honra a Deus.
Que nos deixemos ser ajudadas, para que vivamos a vida bem vivida, vida que honra a Deus e que nos enche de paz e alegria, mesmo quando o temporal se levanta.
Mesmo que hoje não sintas nem consigas ver… há Esperança.
Tira regularmente um tempo para conversar com Deus sobre os teus sentimentos - podes falar, escrever, …
Conversa com alguém de confiança e madura
Procura ajuda profissional que partilhe os valores cristãos
Se estiveres a passar um tempo difícil, envia-nos mensagem, gostaríamos muito de orar contigo e perceber como podemos ajudar!

Rita Messias Pimentel
Equipa RTM Mulheres de Esperança
Comments