O Oleiro
- Equipa RTM ME

- 27 de jan.
- 2 min de leitura

"A PALAVRA do Senhor que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas. Como o vaso que ele fazia de barro se quebrou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos seus olhos fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor: eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel."
Jeremias 18:1-6
Muitas vezes pensamos que o processo de Deus em nos transformar é apenas semelhante a esta parte, a quando o barro já está na roda do oleiro mas a verdade é que até chegar ali já existiram uma série de etapas de limpeza e amolecimento do barro.
Para poder ser moldado o barro teve de ser extraído, todas as pedras e impurezas retiradas, e teve de ser amolecido com cuidado.
O barro não surge pronto a ser moldado para ser transformado numa peça...ainda que haja precisão e cuidado no molde, essa fase não é possível sem que as outras existam.
Assim é com cada uma de nós também...antes que Deus nos molde para nos poder usar, primeiro, Ele tem de nos separar e purificar de tudo o que nos afasta Dele e contamina o nosso ser. Só aí estamos aptas para começar a ser moldadas e sim, é um processo que por vezes além de demorar mais do que desejaríamos, pede de nós grandes renúncias.
E quando somos finalmente moldadas, vem a "prova de fogo"... o vaso tem de ir ao forno para solidificar!
Aí é quando mais doí porque dentro do forno, o vaso está sozinho, sujeito às altas temperaturas e em silêncio.
Mas o mais maravilhoso é que enquanto se dá o último processo, o de cozedura, o oleiro está de fora a controlar tudo o que acontece para retirar o vaso no momento certo para que ele não corra o risco de ficar demasiado tempo exposto ao calor e possa rachar ou explodir...
Este É o nosso Deus...
Em todos os processos, de diferentes maneiras nunca nos deixa nem nos desampara, independentemente se o processo é mais ou menos doloroso para nós.
Certamente assim como eu, tu também terás áreas para o Oleiro moldar, então neste dia convido-te a permitires que Ele te fale através destes versículos como eu deixei para que possamos estar cada vez mais perto do vaso que o Senhor nos criou para ser.

Tânia Palmeiro
Equipa RTM Mulheres de Esperança




Comentários