Maria
- Equipa RTM ME

- 30 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Maria, uma jovem judia tradicional, noiva do jovem José acabara de receber a notícia de que havia sido escolhida para trazer ao Mundo, a partir do seu ventre o filho de Deus, Jesus, o Salvador! Esta era a missão mais sagrada alguma vez confiada a um ser humano.
Esta não era apenas uma gravidez extraordinária; era a participação direta no plano de redenção da humanidade. Através do seu corpo, o divino entrava no humano. Através do seu sim, a Palavra fazia-se carne.
A maneira como Maria abraçou esta missão revela a profundidade do seu carácter. A sua questão em Lucas 1:34 diz: “Como se fará isso, pois não conheço homem?”, não é uma expressão de incredulidade. É uma expressão de alguém que está disponível para colaborar, embora o seu entendimento seja realmente reduzido perante a dimensão do que acabara de ouvir. A sua pergunta revela o mais profundo desejo em ser parte de tão grande plano.
Por fim, mesmo sem todos os detalhes sobre o que lhe estava a acontecer, Maria rendeu-se em submissão e numa imensa prova de confiança sobre os planos de Deus, como lemos em Lucas 1:38:
“Eis aqui a serva do Senhor, cumpra-se em mim segundo a tua palavra!”
A coragem de Maria não se ficou pela forma como encarou o momento da Anunciação, nem quando partiu para estar com a sua prima Isabel, nem quando teve de enfrentar José… Prolongou-se através de toda a vida de Jesus, até aos momentos mais dolorosos que uma mãe pode suportar.
A consciência mais profunda da maternidade é-nos ensinada no exemplo de Maria.
Um filho é um dádiva de Deus…
Um filho tem uma missão própria a cumprir neste mundo…
Um filho não é uma extenso de mim, mas uma extensão do Deus criador que o formou à sua imagem e semelhança.
Que Deus extraordinário é este que escolhe alguém tão simples para ser a portadora de uma missão tão importante: Jesus, o Filho de Deus, o Salvador, o tão esperado redentor do povo de Deus?
Que Deus extraordinário é este que confia nos braços de uma jovem, o seu maior plano para a humanidade sobe a forma de um bebé vulnerável?
Este é o mesmo Deus que ainda chama a mim e a ti para acolhermos com a mesma humildade e simplicidade missões que vão além de nos próprias… missões para gerarmos dentro de nós com o objetivo de trazer o Reino de Deus a todas as pessoas!

Inês Gaspar
Equipa RTM Mulheres de Esperança




Comentários