Dia 9 - Devocional
- Equipa RTM ME
- 9 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
O MADURÊS POVO DA INDONÉSIA

Dutra* é um jovem da Indonésia, da ilha Madura, em idade escolar. É frequentemente vítima de bullying por parte dos seus colegas por ser cristão. As crianças da escola não conseguem compreender como é que um madurês pode seguir a Cristo; simplesmente não faz sentido para elas.
A ideia de um crente madurês também parece inconcebível para a maioria da população local. Isto deve-se a uma crença comum de que todos da comunidade são muçulmanos; certamente que os cristãos da ilha Madura não podem ser etnicamente madureses - devem ser de outro grupo de pessoas.
O povo da Ilha Madura é o terceiro maior grupo étnico da Indonésia, com uma população de aproximadamente 7,68 milhões de pessoas. O Projeto Joshua calcula que cerca de 99,87% dos indonésios madureses são muçulmanos, em comparação com apenas 0,05% que são cristãos evangélicos. Olhando para estas estatísticas, talvez não seja assim tão surpreendente a existência de tal equívoco.
É um povo orgulhoso que é frequentemente elogiado pela sua diligência. Os homens e as mulheres madureses têm a reputação de trabalharem arduamente e de cumprirem as suas responsabilidades. A sua forte ética de trabalho é talvez uma das razões pelas quais os comerciantes da Ilha Madura conseguiram dominar os mercados tradicionais localizados nas grandes cidades de Java Oriental.
São também conhecidos pelo seu carácter duro. São descritos como um povo íntegro, ferozmente leal e corajoso, mas também propenso a guardar ressentimentos, de temperamento explosivo e até explosões de violência quando se trata de questões de honra. Alguns atribuem este facto à sua história de opressão.
E talvez, no caso de crianças pequenas, esta dureza possa vir à tona sob a forma de bullying.
A mãe de Dutra, Kristina*, sabe que o filho chora muitas vezes por causa da forma como é tratado na escola; parte-lhe o coração vê-lo passar por isso. Mas o seu compromisso com Jesus dá-lhe força e sabedoria, e esta é uma oportunidade para guiar o seu filho nos caminhos de Deus. Kristina está a ensinar Dutra a orar e a perdoar os colegas que o magoaram.
*Não são os seus nomes verdadeiros
Fontes: Projeto Joshua, People Groups, Portas Abertas do Reino Unido, Wikipédia
ORAÇÃO:
Obrigado, Senhor, por trabalhares na vida dos crentes madureses como a Kristina e o Dutra. Concede-lhes a Tua graça e sabedoria para serem testemunhas tuas entre o seu povo.
Copyright TWR 2024. All rights reserved.
Comments