Dia 23 - Devocional
- Equipa RTM ME
- 23 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
O POVO QUE FALA HASSANI

Em toda a África Ocidental, a nação da Mauritânia é a menos tocada pelo Evangelho, de acordo com o diretor internacional da TWR para a África Ocidental e Central.
As forças das trevas estão a tentar mantê-la assim.
“São relatados vários exemplos de cristãos mauritanos presos e torturados”, escreveu o Rev. Dr. Abdoulaye Sangho. “Missionários [são] assassinados ou expulsos do país por sectarismo. Mais recentemente, dois dos nossos contactos locais foram presos por tentarem converter outros mauritanos através da distribuição de Bíblias e de mensagens cristãs.”
Hassani não é um grupo étnico, mas uma língua falada por 29 grupos étnicos em 11 países, de acordo com o Projeto Joshua, uma organização cristã sem fins lucrativos que acompanha os povos não alcançados do mundo. De longe, o maior grupo de pessoas que fala hassani são os mouros. A maior população de falantes de hassani está na Mauritânia, que tem 700km de costa no Oceano Atlântico e faz fronteira com Marrocos, Argélia, Mali e Senegal.
Entre os mauritanos de língua hassani, apenas 0,1% são cristãos evangélicos, num país onde o Islão é de longe a religião maioritária. “No entanto, estamos sempre convencidos de que o Senhor nos chama a dar a conhecer a boa nova da salvação também a este povo que o Senhor ama e pelo qual sacrificou o seu Filho”, escreveu Sangho.
O desafio é significativo, porque os falantes de hassani estão profundamente enraizados na sua religião. A prática do Islão entre o povo hassani é caracterizada por uma mistura de tradições beduínas, misticismo Sufi e costumes locais. A observância religiosa está presente na vida quotidiana, desde as cinco orações diárias até à celebração de festivais e rituais islâmicos.
No meio dos seus vizinhos predominantemente muçulmanos, os cristãos entre os falantes de hassani navegam numa paisagem complexa moldada pela diversidade religiosa, tradições culturais e normas sociais. A Portas Abertas, uma organização que monitoriza a perseguição dos cristãos, colocou a Mauritânia em 23.º lugar na sua Lista de Observação Mundial de 2024 dos países onde os cristãos são mais perseguidos.
Apesar destes desafios, os cristãos de hassani demonstram uma resiliência e uma fidelidade notáveis face à adversidade. Embora o seu número possa ser pequeno, o seu impacto como sal e luz nas suas comunidades é profundo.
ORAÇÃO
Deus Pai, eu oro por um despertar espiritual entre o povo que fala hassani. Peço-te que mobilizes redes de oração e grupos de apoio em África e não só, que intercedam por estas pessoas que amas.
Copyright TWR 2024. All rights reserved.
Comments