top of page

Sementes de Esperança

Esperança para as mulheres de todo o mundo e através das gerações.

Apoiar mulheres que enfrentam mudanças assustadoras

  • Foto do escritor: Equipa RTM ME
    Equipa RTM ME
  • 6 de mar.
  • 3 min de leitura

Alguma vez consideraste o quão drasticamente uma vida pode mudar em meros segundos? Num piscar de olhos, o inesperado pode redirecionar completamente as nossas vidas. Um pedido de casamento, feito e aceite em menos de um minuto, altera irrevogavelmente o futuro de um casal. A confirmação de uma gravidez desencadeia uma avalanche de pensamentos e emoções, uma vida inteira de possibilidades passa diante de uma mulher. Num instante, uma futura mãe compreende que está a embarcar num novo caminho repleto de emoção, aventura e esperança antecipada.


Embora tais mudanças tragam imensa alegria, nem todas as alterações na vida são bem-vindas. Algumas são assustadoras e desestabilizadoras. Uma amiga disse-me uma vez: "Parece que Deus, por vezes, abana o nosso barco para nos desviar de um rumo para outro." Isto captura perfeitamente o sentimento de enfrentar o inesperado. Estes "abanos" podem variar desde um simples susto ou de até sermos lançadas ao mar. Em momentos, os céus escurecem e uma tempestade redireciona as nossas vidas. Sabemos que o inesperado é inevitável, mas muitas vezes estamos despreparadas quando acontece.


Enquanto oramos por mulheres que enfrentam as consequências da guerra, desastres naturais, pobreza, crises económicas e outras forças externas, somos lembradas de Noemi, uma mulher do Antigo Testamento que enfrentou infortúnios inimagináveis. A sua vida foi marcada por mudanças inesperadas e inevitáveis, o que exigiu uma constante adaptação.

É de partir o coração considerar as memórias trágicas que a assombravam. Viúva enquanto os seus filhos eram jovens, enfrentou a tarefa assustadora de os criar sozinha. Mais tarde, quando a vida parecia estável, outra tragédia ocorreu: a morte dos seus filhos. Sozinha, com duas noras viúvas, Noemi foi forçada a escolher um novo caminho, regressando à sua terra natal. Rute, uma das suas noras, escolheu acompanhá-la. Noemi e Rute regressaram a Belém de Judá.


O seu novo começo foi difícil, exigindo trabalho árduo e resiliência, mas a sua história tem um final esperançoso. Rute casou e teve um filho, enchendo o coração de Noemi com a alegria de ser avó. Noemi suportou perda, tristeza e mudança, mas manteve-se firme na sua fé. O Senhor providenciou-lhe sabedoria, orientação e graça para enfrentar cada desafio.

Milhares de mulheres hoje partilham histórias semelhantes. Ouvimos diariamente sobre guerras que irrompem, desastres naturais que devastam paisagens, e condições de vida que mudam drasticamente, causando a dor esmagadora da perda de bens terrenos e entes queridos. Forçadas a fugir dos seus países, enfrentam o desafio de aprender uma nova língua e ajustar-se a uma nova cultura. De um dia para o outro, o seu conforto e segurança desaparecem. Medo, dor, confusão e insegurança tornam-se companheiros constantes. Mas há esperança. Podemos levantar as nossas vozes ao Senhor – que é um socorro bem presente em tempos de angústia – e pedir a Sua assistência em cada aspeto das nossas vidas, desde aprender uma nova língua até construir uma comunidade de apoio. Ele oferece cura física, mental e espiritual.


O Senhor usou pessoas no processo de restauração de Noemi. Até hoje, as pessoas continuam a desempenhar um papel crucial nas vidas daqueles que sofrem. Sou extremamente grata pelos vossos corações de compaixão. Agradeço o tempo que dedicam a levar estas mulheres diante do Pai, para que possam ter esperança. Este mês, encorajo-vos também a procurar formas de oferecer ajuda prática às pessoas à vossa volta. Podem ajudar mulheres no processo de aprendizagem de uma língua, emprestar os vossos ouvidos para ouvir os seus traumas, usar as vossas vozes para orar com elas, ou talvez simplesmente oferecer o calor de um abraço. A vossa presença e preocupação serão uma expressão bela do amor de Deus.


Obrigada por caminharem connosco. Que possam encontrar conforto em saber que nunca estão sozinhas: “Porque eu sou o Senhor, o teu Deus, que te segura pela mão direita e te diz: ‘Não temas; eu te ajudarei’” (Isaías 41:13).









Susie Pek

Diretora global do RTM Mulheres de Esperança

 
 
 

Commentaires


Contacto e Whatsapp +351 912 126 835

©2020 por RTM Mulheres de Esperança. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page