A Solidão
- Equipa RTM ME
- 22 de abr.
- 3 min de leitura
Segundo algumas pessoas entendidas no assunto, a solidão é um dos maiores problemas da nossa sociedade. Maior que a pobreza, que a falta de casa, maior que as drogas. Solidão é aquele sentimento dorido de não estar ligado intimamente a alguém.

De facto a solidão foi a primeira coisa que Deus declarou não ser boa. Deus tinha acabado de criar todas as coisas sobre a terra. A cada estágio da criação, Ele dava uma inspeção-geral e declarava que era bom. Por fim Ele criou o homem do pó da terra e soprou nele o fôlego da vida. Feito à imagem de Deus, este primeiro homem poderia relacionar-se com o seu criador de uma maneira diferente que o resto da criação. Mas um dia o Senhor olhou para ele e disse: “não é bom a solidão do homem…” e por isso criou outro ser que lhe fosse compatível, com o qual ele pudesse ter uma relação de intimidade e alegria.
Por causa deste desenho divino, todos nós temos este anelo íntimo de ser amado, de pertencer a alguém. Ainda crianças, aprendendo a dar e a receber afeição e através dos relacionamentos familiares, com amigos e colegas, formamos o nosso sentido de individualidade e encontramos o nosso lugar no mosaico da vida. Mas quando a necessidade de afeição e comunhão com outros não é preenchida, ficamos em desassossego, infelizes...solitários.
Se tu querida amiga, é uma destas pessoas, sabe que não estás sozinha nessa situação. Todos nós experimentamos na nossa vida, por uma razão ou outra, estações de isolamento. Nem sempre conseguimos chegar-nos aos amigos, nem sempre há a possibilidade que os outros entendam o nosso estado de alma. Às vezes chegamos até a crer que ninguém está interessado na nossa companhia. Quando nos deslocamos para um lugar diferente, lembramos as velhas amizades e nem sempre é fácil começar novas, e aí a solidão instala-se.
A solidão não é coisa que se desenvolve da noite para o dia. Pode ser o resultado de influências que moldaram a nossa personalidade, ou pode evoluir como resultado de um trauma ou de uma transição. Muitas pessoas sofrem de isolamento por causada pela sua infância, pois nunca receberam palavras de incentivo e de elogio e por isso têm dificuldade em dar-se com outras pessoas. Há também muitos fatores sociais que contribuem para a solidão. Vivemos num tempo em que a tecnologia moderna tem facilitado que façamos coisas sem precisar de outras pessoas e sem sair de nossas casas. As pessoas mais idosas cada vez ficam mais tempo em casa, pois a criminalidade lá fora assusta-os e inibe-os.
Nem sempre estar dentro de uma familia significa que não haverá solidão. Esta pode ser produzida pela falta de comunicação e de afeto entre os membros da mesma.
Como já disse, na história da criação, Deus não queria que ninguém ficasse só. Ele sempre desejou que partilhássemos a nossa vida com outros. Mas mais importante do que tudo o que já foi dito, Deus deseja ter um relacionamento com cada uma de nós...
Uma vida de relação com Deus, é um fundamento sólido para que as outras relações da nossa vida sejam também saudáveis. Não apenas isso, ao termos comunhão com Deus, passamos a ter uma enorme familia que pode cuidar, socorrer, consolar e ajudar no tempo mais difícil.
Vou dar-lhe algumas dicas para vencer a solidão da sua vida. Não é uma fórmula mágica, mas pode ajudar.
Admita o problema – não negue o que é evidente, tu sentes-te só.
Considera as causas – é importante saberes o que te levou a esse lugar de isolamento.
Aceita o que não pode ser mudado – quem sabe a morte de um familiar chegado, isso não é possível mudar. Mas Deus pode usar as transições da nossa vida para experiências novas - mas temos que querer!
Altera o que pode ser mudado – Dá passos para mudar o teu estado. Levanta-te da cadeira em frente da televisão e sai de casa, envolve-te num trabalho comunitário, numa obra de voluntariado…
Desenvolve hábitos novos – estabelece uma agenda para a tua vida, organiza o teu tempo. A solidão é mais intensa quando não temos nada para fazer.
Faz um esforço para fazer novos amigos – Nós estamos aqui...temos um coração aberto para ouvir-te, aconselhar-te, orar por ti, levar a Deus a tua dor e a tua necessidade.
Não precisas ficar nessa situação. Tudo pode ser mudado, com a ajuda do Senhor Deus que nos criou para termos vida abundante e eterna.

Sarah Catarino
Escritora e oradora Internacional
Comments