top of page

Sementes de Esperança

Esperança para as mulheres de todo o mundo e através das gerações.

O Anjo

  • Foto do escritor: Equipa RTM ME
    Equipa RTM ME
  • 23 de dez. de 2025
  • 3 min de leitura

O Natal começa muito antes do nascimento de Jesus. Aquele bébé numa manjedoura, envolto em panos rodeado por Maria e José, a imagem que chamamos de presépio e que muitos de nós gostamos de ter em casa como lembrança do momento em que o Salvador veio ao mundo. Começa, sim, com uma visita inesperada, a uma jovem simples chamada Maria, numa pequena vila chamada Nazaré. A visita do anjo Gabriel.


O anjo Gabriel é um mensageiro de Deus, associado a anúncios proféticos e revelações importantes. Gabriel, que significa “Homem de Deus” ou “Força de Deus”, é  identificado pelo nome três vezes na Bíblia, sempre com uma função semelhante: revelar mensagens decisivas sobre o plano de Deus.


A sua primeira aparição é ao profeta Daniel (Daniel 8:15-26), para o ajudar a entender aquilo que Deus estava a revelar sobre o futuro do seu povo. E mais tarde no capítulo 9 (20-27), Gabriel visita novamente Daniel enquanto este orava e traz revelação sobre o futuro de Israel e sobre o Messias.


Mais tarde, em Lucas 1 (11-20), Gabriel aparece a Zacarias e traz uma mensagem extraordinária. Isabel, esposa de Zacarias que era estéril, ficaria grávida de um menino chamado João Batista.


E por fim, mais à frente neste mesmo capítulo, Gabriel aparece a Maria para anunciar o maior acontecimento da história - o nascimento do filho de Deus. E é sobre esta visita que vos quero falar hoje. Vamos juntos refletir sobre quatro verdades reveladas neste encontro.


Em Lucas 1 no versículo 28 podemos ler:

“O anjo aproximou-se dela e disse-lhe: “Eu te saúdo, ó escolhida de Deus.[...]”.” 


Antes de qualquer anúncio, Gabriel chama Maria de “escolhida” ou noutra versão “agraciada”. A revelação não começa com a missão, com o plano — começa por revelar a  identidade.


Maria, não foi escolhida por mérito, idade, posição social, capacidade ou porque fosse perfeita. Mas sim, porque Deus a amava. Maria foi escolhida pela graça.


Esta é a primeira verdade: Deus escolhe pessoas comuns para cumprir planos extraordinários. Somos escolhidos pela graça, não por mérito próprio. 

Deus conhece-te, vê-te e chama-te…pela Sua infinita graça.


Gabriel termina o versículo 28 a dizer: “O Senhor está contigo”


Maria fica perturbada, com medo. Mas o anjo diz: “O Senhor está contigo. Não tenhas medo.” Esta é a maior garantia que Deus pode dar-nos: Não que tudo seja fácil, mas que Ele está connosco. 

O plano de Deus podia parecer grande demais, mas Maria podia confiar no Deus que estava com ela.


E esta é a segunda verdade: Neste Natal lembra-te, não caminhas sozinho. O Natal revela o Emanuel — o Deus connosco — que nos acompanha em cada passo, mesmo quando não entendemos tudo.


O versículo 35 diz assim:

“O Espírito Santo descerá sobre ti e o poder do Deus altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, o que vai nascer é santo e será chamado Filho de Deus.”


O que é revelado a Maria é humanamente impossível. Mas a resposta divina é clara: Não será pela sua força, mas pela ação do Espírito Santo.

Deus mostra que o Seu plano não depende das nossas limitações, mas do Seu poder.


E esta é a terceira verdade: A vida cristã é sempre um milagre da graça divina, não um esforço humano. O Natal é o lembrete de que Deus faz o impossível acontecer. Não por nós… mas através d’Ele.


Depois da revelação, Maria termina com uma frase que atravessa séculos: 

“Cumpra-se em mim a tua palavra.” (v.38)


Esta frase é uma das mais belas expressões de fé da Bíblia.

Maria não tinha todas as respostas, todos os detalhes, não sabia como tudo ia acontecer…mas tinha uma confiança inabalável no caráter de Deus. 


E esta é a última verdade: A fé não é entender tudo — é entregar tudo.


Nesta época de Natal, talvez Deus esteja a chamar-te: para perdoar, para confiar,  para começar algo novo,  ou simplesmente para descansar n’Ele.


Qual vai ser a tua resposta?


Tal como Maria, podes dizer: “Senhor… eis-me aqui.”


Lembra-te: A graça cobre-te. A presença acompanha-te. O Espírito capacita-te. 

Nada é impossível para Deus.


Um Natal abençoado para ti e para a tua família!








Sónia Simões

Coordenadora Geral

RTM Mulheres de Esperança Portugal


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Contacto e Whatsapp +351 912 126 835

©2020 por RTM Mulheres de Esperança. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page