Dia 6 - Devocional
- Equipa RTM ME
- 6 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
O POVO TATAR

Quem são os tártaros? Bem, é complicado. Já foram descritos como “a maior minoria russa” e “um grupo étnico turco”, mas a sua história é demasiado colorida e intrigante para ser captada numa só frase.
O termo tatar está envolto em mistério. Isto deve-se ao facto de vários grupos étnicos terem sido designados por tártaros ao longo da história e pode ser difícil encontrar uma ascendência comum. No entanto, a história simples é que os tártaros começaram como tribos nómadas na Mongólia, acabando por deslocar-se para oeste e formar o Império Mongol e, mais tarde, a Horda Dourada.
Atualmente, os tártaros estão divididos em subgrupos com o nome da sua localização geográfica. Embora a maioria dos tártaros viva no Tartaristão, uma república da Rússia, ou nos seus arredores, também vivem em locais como o Azerbaijão, a Ucrânia e o Cazaquistão. Existem vários dialetos da língua tártara, sendo o tártaro de Kazan o tipo falado no Tartaristão. Curiosamente, nalgumas zonas urbanas, cerca de um terço dos tártaros afirmam que o russo é a sua língua materna, segundo o Projeto Joshua.
A diversidade culinária dos tártaros é tão variada como a sua história. Os chebureki, por exemplo, são pastéis tenros recheados com carne picada e fritos em manteiga. E depois há o chakchak: uma massa estaladiça que é mergulhada em xarope de mel e por vezes coberta com avelãs. Seja qual for a ocasião, a mesa de jantar tártara é uma festa para os sentidos.
O Islão é a principal religião, especialmente no Tartaristão, onde tem raízes profundas. No entanto, os tártaros praticam uma versão “light” do Islão, com horários de oração organizados de forma a não interferir com o trabalho, segundo informação do Projeto Joshua.
Muitos tártaros praticam o Sabantuy, ou “festival do arado”, que teve início numa era pagã pré-islâmica. Através de festividades como a dança, as corridas de cavalos e a luta livre, os tártaros exibem as suas tradições seculares.
No Tartaristão confluem dois rios: o Kama e o Volga. Da mesma forma, duas religiões encontram-se: O Islão entre os tártaros e o cristianismo ortodoxo entre os russos. Mas, infelizmente, muitos tártaros não vêm o cristianismo com bons olhos devido à forma como a Igreja Ortodoxa Russa utilizou táticas de coerção nos séculos passados, segundo o Projeto Joshua.
Poucos recursos cristãos estão disponíveis na língua tártara. O Novo Testamento foi publicado em 2001 e a Bíblia completa foi publicada pelo Instituto de Tradução da Bíblia pela primeira vez em 2015.
Uma coisa é certa, são necessárias mais ajuda e recursos para divulgar a mensagem de Cristo ao povo tártaro!
ORAÇÃO:
Senhor Jesus, oro para que o povo tártaro encontre a mensagem de Cristo através dos esforços da equipa da TWR ao utilizar a rádio e as redes sociais. Que esses encontros despertem a curiosidade e abram os corações para o evangelho.
Copyright TWR 2024. All rights reserved.
Comments