top of page

Sementes de Esperança

Esperança para as mulheres de todo o mundo e através das gerações.

Dia 4 - Devocional

  • Foto do escritor: Equipa RTM ME
    Equipa RTM ME
  • 4 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

O POVO AFAR


Amari acordou do seu sonho a suar e a chorar de angústia.


Nessa manhã, telefonou ao produtor dos programas em língua afar parceiro da TWR na Etiópia. “Pode orar por mim agora?” perguntou ele. “Quero acreditar no vosso Deus.” 

O nome Amari é fictício, mas a história contada por Wakshuma Terefe, diretor da Rádio Yemisrach Dimts (A Voz das Boas Novas), parceira da TWR, é verdadeira.


Amari está entre os 2,79 milhões de afares do mundo, uma tribo semi-nómada que vive nos países do Nordeste Africano, Eritreia, Djibuti e Etiópia, de acordo com a organização Projeto Joshua. Muitos vivem no lugar mais quente da terra: a Depressão de Danakil. A grande maioria encontra-se na região de Afar, na Etiópia. Tal como a região da Somália que lhe faz fronteira, é quase 100% muçulmana, disse Terefe.


No entanto, para o povo afar, o Islão tem mais a ver com tradição do que com conhecimento espiritual.


“Os afares não são muçulmanos fortes”, disse Terefe. “Não conhecem o Alcorão. Não o sabem ler. Mas, tradicionalmente, aceitam o que ouviram dos seus antepassados.” 


A Rádio Yemisrach Dimts usa uma combinação de rádio de ondas curtas, cartões de memória e redes sociais para apresentar Jesus ao povo afar. Ele disse: “As pessoas daquela zona ainda usam o rádio. Levam-no de um lugar para outro quando se deslocam”.


Mesmo que os afares não sejam “muçulmanos fortes”, a fé em Cristo tem um preço, disse Terefe. O novo seguidor de Jesus pode ser excomungado do clã, pode ter os seus bens confiscados, pode ser preso e encarcerado, ou mesmo apedrejado até à morte.


Apesar dos obstáculos, os afares estão a ouvir a proclamação do nome de Jesus. Entre eles estava Amari.


Terefe descreveu Amari como um homem grande que dizia que o produtor de Yemisrach Dimts estava a destruir a cultura Afar. Mas um dia o produtor desafiou Amari, perguntando-lhe: “Se morreres agora, para onde vais?” E disse-lhe que uma pessoa que acredita em Cristo vai para o céu. Isso levou-o a sonhar durante a noite e a telefonar-lhe na manhã seguinte. Amari viajou então para Addis Abeba, a capital da Etiópia para ir à Yemisrach Dimts.


“Ele ficou alguns dias connosco e depois voltou”, disse Terefe. “Agora está salvo”.

 


FACTOS RÁPIDOS:


·        População afar, a nível mundial: 2,79 milhões;


·        Percentagem de afares que são cristãos evangélicos: 0,01 %;


·        Programação da TWR em língua afar: 4 programas de 15 minutos;


·        Temperatura média diária na Depressão de Danakil: 41 Cº;


·        Precipitação média anual: menos de 200 mm.

 


Fontes: Projeto Joshua, TWR, National Parks Worldwide, The Conversation

 


ORAÇÃO:


Louvo-Te, Senhor, por estares a alcançar o povo Afar com a mensagem da Tua graça. Que cada vez mais afares se voltem para Ti, ao reconhecerem o vazio das suas tradições. Dá sabedoria à equipa da TWR para produzir programas de rádio que tenham impacto ao alcançar este povo semi-nómada.

 


Copyright TWR 2024. All rights reserved.

 
 
 

Comments


Contacto e Whatsapp +351 912 126 835

©2020 por RTM Mulheres de Esperança. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page