Dia 25 - Devocional
- Equipa RTM ME
- 25 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
O POVO INDÍGENA DO SURINAME

No meio da densa selva do Suriname vivem várias tribos indígenas, algumas das quais já foram identificadas, mas outras ainda não foram descobertas. Dependendo dos rios e de outros recursos naturais do seu ambiente para sobreviver, o modo de vida destas tribos não permite um acesso rápido ao Evangelho. Tradicionalmente, têm uma visão religiosa animista, acreditando que tudo, desde as plantas aos objetos inanimados, têm alma. Com este sistema de crenças, surgem muitos rituais e práticas motivados pelo medo de espíritos malignos. Mas a esperança está gradualmente a chegar aos seus ouvidos e corações.
O missionário da TWR, Tom Schoen, foi criado na cultura indígena da selva do Suriname desde os dois anos de idade, como filho de missionários. A sua família levou uma tribo chamada Wayana a conhecer Cristo, apesar de uma enorme barreira linguística e de origens culturais muito diferentes. Foi um feito milagroso - e não ficou por aí.
Os Wayana, juntamente com os esforços dos Schoen, levaram o Evangelho a uma comunidade vizinha chamada Trio. De acordo com Schoen, aproximadamente 95% dos Trios acabaram professando a fé em Cristo. Agora, as tribos indígenas Wayana e Trio, com o apoio da TWR, procuram alcançar outros grupos indígenas na selva do Suriname.
“Chegar a essas áreas é difícil e demorado”, explicou Schoen. “Um grupo de pessoas ferozes faz com que muitos tenham medo de chegar até eles.”
Muitas dificuldades surgiram nos anos que se seguiram ao trabalho inicial dos Schoens, no entanto, a geração mais jovem de indígenas do Suriname está a espalhar-se cada vez mais pela selva, especialmente entre os Trios.
“O desafio é chegar até eles, uma vez que navegam regularmente pelas selvas e pelos rios para se reinstalarem para uma vida mais rentável”, explicou Schoen. “Devido à degradação das paisagens e do solo por viverem da terra mesmo um ano de cada vez, os Trios são forçados a deslocar-se para mais longe na selva para obterem um solo mais rico em nutrientes para cultivar e construir vida”. Outros estão a mudar-se para encontrar oportunidades de emprego que lhes permitam sustentar melhor as suas famílias. Como resultado, os anciãos da igreja do Trio estão a perder cada vez mais o contacto com a geração seguinte.
Hoje, Tom Schoen, os Wayanas e os Trios estão empenhados em continuar a ministrar a estas pessoas, especialmente através da rádio, para que a esperança continue a espalhar-se por todas as tribos indígenas do Suriname.
Sabe mais: https://youtu.be/5DjyBZdHoxY?feature=shared
ORAÇÃO
Pai, eu te louvo pela maneira como chegaste aos lugares mais remotos com o Teu amor e a Tua salvação. Que mais indígenas venham a conhecer-Te através dos esforços do povo Wayana e Trio e das estações de rádio que estão a desenvolver.
Copyright TWR 2024. All rights reserved.
Comentários