Dia 22 - Devocional
- Equipa RTM ME
- 22 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Ao começarmos esta última semana do Advento, olhemos para João 15:1-8. Estes versículos contêm o segredo para viver a vida cristã. São um ótimo lembrete de como Jesus pretende que nos relacionemos com Ele.
A declaração de Jesus define o cenário: “Eu sou a videira verdadeira” (João 15:1 NVI). Ele é a fonte da vida. Não é uma videira qualquer. Ele é a videira verdadeira.

Na sua analogia, Jesus está provavelmente a ilustrar uma vinha de uvas, familiar a todos naquela época. Imaginemos um conjunto complexo de videiras entrelaçadas que sobem por um poste ou por uma vedação. É possível seguir o rasto de cada uma delas até à fonte dos seus nutrientes.
É esta a imagem de João 15. Jesus é a fonte da vida. Cada rebento que sai de Jesus, a videira verdadeira, deveria estar cheio de vida.
Mas isso nem sempre acontece. Alguns ramos “murcham”, como Jesus descreve. Deixam de absorver os nutrientes da videira verdadeira.
Jesus diz o seguinte sobre a nossa relação com Ele: “Quem permanece em mim e eu nele, esse é que dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:5). É tão simples! Tudo o que precisamos fazer é permanecer, viver.
É mais do que estar ligado a, porque os ramos mortos ainda estão ligados à videira. Podes ter uma relação com Jesus, mas, podes estar a “morrer na videira”. Nesse caso, podes descrever a tua vida cristã como sem brilho, aborrecida, seca ou sem graça.
A melhor expressão para o esclarecer é “viver em”. Estou a viver em Cristo? Sabes se está a viver em Cristo ou não? Como é que podes garantir que a tua relação com Jesus se mantém fresca e viva depois do seu aniversário?
Dedica algum tempo a conhecê-Lo e a ter comunhão com Ele. Desfruta da presença de Jesus, fala com Ele e lê a Bíblia. Alguns minutos de silêncio por dia, longe do barulho e das distrações, podem fazer uma grande diferença.
Talvez o pecado esteja a obstruir o caminho de Cristo até ti. As impurezas bloqueiam os nutrientes da videira para o ramo e fazem-no murchar.
Ou talvez estejas a esforçar-te demasiado para viver a vida cristã. Olha novamente para o versículo 5 e vê o que Jesus diz sobre dar frutos: “Quem permanece em mim, e eu nele, esse é que dá muito fruto.” Um ramo simplesmente absorve os nutrientes da videira, e as uvas aparecem.
Queres dar fruto no próximo ano? Vive em Cristo, a videira verdadeira.
ORAÇÃO
Senhor Jesus, que eu viva verdadeiramente em Ti, e confie em Ti para tudo o que preciso.
Copyright TWR 2024. All rights reserved.
Σχόλια