Dia 11 - Devocional
- Equipa RTM ME
- 11 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
O POVO CARACALPAQUE

Quando uma jovem mulher de caracalpaque aceitou a Cristo, os seus pais trataram-na muito mal, repreendendo-a e batendo-lhe. Queriam arranjar-lhe um casamento, mas ela não queria casar com um descrente.
Os pais colocaram-na em “prisão domiciliária”, isolando-a completamente durante muitos meses. Não a deixavam ir a lado nenhum e não permitiam que ninguém a visitasse. Embora se sentisse tentada a fugir de casa, sentiu um impulso divino do Senhor para ficar e fazer brilhar a luz de Deus.
Para muitos de nós, a perseguição parece-nos distante. Mas para os caracalpaques que afirmam ter fé em Cristo, ela é muitas vezes uma realidade diária.
Os caracalpaques, cujo nome deriva de “Kara” que significa preto e “Kalpak” que significa chapéu, são um povo turco mencionado pela primeira vez no século XVI. A maioria vive na região autónoma de Caracalpaquistão, no noroeste do Uzbequistão.
O Caracalpaquistão é uma região extremamente árida. O rio Amu Darya serpenteia através das suas paisagens desérticas, acabando por chegar ao Mar de Aral. Mas com o aumento da produção de algodão, foram construídos canais de água para irrigar os campos de algodão, retirando quase toda a água do Amu Darya e esgotou grande parte do abastecimento. Esta situação acabou por conduzir a profundos problemas de saúde e económicos.
Existem cerca de 924 mil caracalpaques em todo o mundo, de acordo com o Projeto Joshua, e a língua caracalpaque é composta por dois dialetos: nordeste e sudoeste.
Tradicionalmente, a sociedade é organizada por clãs que são vistos como redes familiares alargadas. Na maioria dos grupos, é proibido a uma mulher casar dentro do seu próprio clã. Em vez disso, tem de deixar a sua comunidade para viver com a família do noivo.
A tecelagem manual é uma parte importante da cultura, mas apenas resta um pequeno número de tecelões qualificados. No entanto, ainda hoje, as pessoas deste povo penduram têxteis decorativos à volta das casas.
Durante séculos, a maioria dos caracalpaques aderiu ao Islão sunita. E em todos os oito países onde vivem, pouquíssimos ouviram a mensagem do Evangelho. É quase impossível ter uma Bíblia ou qualquer literatura cristã na região, o que torna os meios de comunicação centrados nas Escrituras fundamentais para o evangelismo.
Mas há um pequeno fio de esperança nesta terra árida.
Os cristãos de Caracalpaque demonstram uma confiança e uma esperança inabaláveis no seu Criador, tal como a jovem que enfrentou a prisão domiciliária dos seus próprios pais. Felizmente, após alguns meses, o seu pai concedeu-lhe alguma liberdade. Agora, ela pode encontrar-se ocasionalmente com outros crentes.
ORAÇÃO:
Senhor, eu oro para que as igrejas locais sejam capazes de expandir os seus ministérios para os caracalpaques nas aldeias e pequenas cidades e por aqueles que estão envolvidos com a TWR no alcance a este povo. Protege-os da perseguição assim como às suas famílias.
Copyright TWR 2024. All rights reserved.
コメント