top of page

Sementes de Esperança

Esperança para as mulheres de todo o mundo e através das gerações.

Deus sabe se estamos de pé por dentro

  • Foto do escritor: Equipa RTM ME
    Equipa RTM ME
  • 30 de jan.
  • 3 min de leitura

Nunca esquecerei esta história sobre um rapaz e a sua professora. Durante a aula, o pequeno João estava a comportar-se mal. A Sra. Meacham tentou falar com ele, mas o menino simplesmente não colaborava. Depois do que pareceram horas a tentar que ele cumprisse as regras, João finalmente cedeu e sentou-se. Isso poderia indicar que ele tinha percebido a importância de se comportar em aula – não fosse pelas palavras que se seguiram: Sra. Meacham, posso estar sentado por fora, mas por dentro ainda estou de pé.


Essa história ressoa comigo por várias razões. Em primeiro lugar, sendo professora, já lidei com muitos "Joões" – tanto crianças como adultos – que simplesmente não queriam colaborar. Mas a questão é mais profunda do que isso. Se formos honestos, todos nós já nos comportámos como o pequeno João mais vezes do que gostaríamos de admitir. As nossas palavras e comportamentos nem sempre refletem o que sentimos por dentro. Podemos estar a fazer tudo certo, mas, no íntimo, ainda estamos de pé – ou seja, os nossos corações não estão em sintonia.


Ao começar um novo ano, avaliamos muitas vezes a qualidade das nossas vidas. Consideramos diversos pontos, como o desenvolvimento profissional, a gestão do tempo, a qualidade das relações, entre outros. Mas será que refletimos sobre os nossos motivos? Por que fazemos o que fazemos? Por que dizemos o que dizemos?


Ao fazermos essas perguntas, somos direcionados a uma resposta: tudo depende do coração. Como nos lembra Provérbios 4:23: Acima de tudo, guarda o teu coração, pois dele procedem as fontes da vida. Normalmente associamos o coração ao amor, mas ele guarda muito mais do que isso. É no coração que alimentamos ressentimentos, vaidades, ansiedades e desejos malignos. Como Jesus diz em Mateus 15:18-19: Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem impuro. Porque do coração procedem maus pensamentos – homicídios, adultérios, imoralidade sexual, roubos, falsos testemunhos, calúnias.


O coração desempenha um papel crucial, pois guarda as paixões e os amores que guiam as nossas vidas. As razões para as nossas ações e reações encontram-se no tesouro dos nossos corações. O estado do coração importa – e importa ao Senhor: Mas o Senhor disse a Samuel: “Não consideres a sua aparência nem a sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração" (I Samuel 16:7).


O nosso Deus vê os nossos corações. Ele sabe se estamos sentados ou de pé por dentro. Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e examino a mente (Jeremias 17:10). Ele conhece-nos melhor do que nós mesmos! Ele percebe os nossos pensamentos ao longe, conhece as nossas palavras antes de as pronunciarmos e discerne os nossos motivos. Não é maravilhoso? Andamos perante o Senhor, plenamente conscientes de que Ele sabe tudo sobre nós e, ainda assim, nos ama. Em resposta a esse amor, podemos escolher Amar o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente, como Jesus diz (Mateus 22:37). Por amor a Ele, entregamos os nossos corações à Sua análise: Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. Vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno (Salmo 139:23-24). E oferecemos-Lhe o melhor de nós: Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a teus olhos, Senhor, minha Rocha e meu Redentor (Salmo 19:14).


Estou tão grata por teres um coração consciente das mulheres a quem o RTM Mulheres de Esperança ministra. E oro para que o teu coração esteja cheio da alegria e da paz do Senhor ao longo de 2025.







Susie Pek

Diretora Global

RTM Mulheres de Esperança

 
 
 

Comments


Contacto e Whatsapp +351 912 126 835

©2020 por RTM Mulheres de Esperança. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page