top of page

Sementes de Esperança

Esperança para as mulheres de todo o mundo e através das gerações.

Advento: Tempo de reflexão.

  • Foto do escritor: Equipa RTM ME
    Equipa RTM ME
  • 9 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

O termo advento vem do latim adventum, que significa vinda ou chegada. A palavra advento também pode significar fundação ou criação de alguma coisa.


O Advento é um período no calendário religioso, um tempo de alegria para os cristãos, caracterizado pela preparação para o nascimento de Jesus. É definido pelas quatro semanas que antecedem o Natal, tendo início no Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro, indo até ao dia 24 de Dezembro.


Por causa disso, as pessoas e comunidades que celebram o advento, fazem-no através de quatro velas que são acesas, uma cada semana. Não há um significado fixo para cada vela, por isso, este ano resolvi dar às minhas velas os nomes de Jesus, Aquele que veio ao mundo para ser a nossa luz!


A primeira vela, que já acendi, com o nome de SALVADOR. Essa era a Sua missão ao entrar neste mundo, fazendo-se igual a nós, salvar o Seu povo dos seus pecados. Neste Nome há um poder único, pois só Ele é capaz de salvar perfeitamente os que se chegam a Ele.


Quando acendi a minha vela, fiz uma introspeção do quanto Ele me salvou, mas também do quanto eu preciso de salvar alguém à minha volta: da solidão, do desamor, da pobreza, da violência, da ignorância.


Hoje acendo a segunda vela do Advento. Ele está a chegar. Todos os sinais são indicações inequívocas da Sua chegada.


A minha expectativa é grande, quando acendo o pavio e a luz se espalha à minha volta. Esta vela será para engrandecer outro Nome do Filho de Deus – EMANUEL.


Muitos séculos antes, o profeta Isaías já tinha anunciado que o Messias teria este título – DEUS CONNOSCO. Haverá algo mais consolador, mais seguro, do que saber que Deus está connosco?


Está connosco na estrada da vida, nas paragens e sobressaltos do nosso caminho, entra connosco na urgência de um hospital, fica connosco quando choramos a partida de um ente querido, está ao nosso lado quando a vida termina.


Natal é celebrar a Sua Presença contínua, real, cheia de luz, de calor, de conforto e segurança.

Ao acender a última vela deste Advento, vou atrever-me a colocar nela o nome de Deus. Porque este é o grande mistério do Natal, este é o maior espanto que nos assalta, que Deus tenha planeado identificar-se com a nossa humanidade, através do Seu Filho, o Verbo.


No pequeno embrião no ventre de Maria, o Filho Eterno esvaziou-se da Sua glória, para se tornar igual a nós. Ao entrar no mundo com o choro igual ao de todas as crianças que nascem, Deus colocou-se em pé de igualdade connosco. Só um Deus tão Grande poderia ter feito isto.


E apesar da Sua carne ser igual à dos homens, continuou sendo Deus. Curvo-me em adoração, maravilhada pelo grande mistério da Encarnação. À medida que os homens esvaziam cada vez mais o Natal do seu significado glorioso, mais o meu coração se dobra em reverência, porque embora não conseguindo abarcar a mente de Deus, todo este plano foi feito para a minha salvação eterna!


Feliz Natal!








Sarah Catarino

Escritora e oradora Internacional

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Contacto e Whatsapp +351 912 126 835

©2020 por RTM Mulheres de Esperança. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page