top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipa RTM ME

Violência e Abuso


Haverá algo mais confrangedor, mais vergonhoso, que saber que um ser humano é atacado por aqueles que deviam dar-lhe amor e cuidado?

Infelizmente esta é a vida de milhares de mulheres neste país e no mundo. É evidente que esta situação sempre existiu, sempre houve homens cruéis e mulheres passivas, que achavam não haver outra saída para elas.

Hoje o mundo não está mais fechado, tudo o que fazemos é visto, comentado e escrutinado por todos, por isso a violência doméstica parece maior e mais medonha.


Será que Deus se importa com este tipo de sofrimento? A Bíblia fala de pessoas aflitas, fracas, oprimidas, indefesas, humilhadas. É isto o que realmente sente uma mulher vítima deste tipo de violência.

Vamos examinar um bocadinho a definição de cada um das palavras que citei e que veem referenciadas na Bíblia:


Aflitas: amedrontadas, deprimidas, oprimidas, desonradas.


Fracas: exaustas, em sofrimento, com dores, sem força.


Oprimidas: pressionadas, afligidas, esmagadas, levadas à ira, machucadas, desencorajadas.


Indefesas: fracas, necessitadas, pobres.


Humilhadas: deprimidas, rebaixadas.


A Bíblia também diz que temos que ser compassivos para com as pessoas que sofrem este tipo de experiências. Se a ouvinte conhece alguma mulher nestas condições, use de compaixão para com ela, aconselhe-a, dê-lhe força, esteja ao seu lado. Não podemos consertar tudo no mundo, mas podemos dar um grande contributo para que as coisas fiquem menos duras. Podemos aconselhar alguém mesmo quando não passámos pela experiência da violência, mas creio eu, todas nós já nos sentimos envolvidas, em algum momento da nossa vida, pelas emoções que atrás descrevi.


A pressão que essas mulheres sofrem pode ser maior do que aquela que você experimentou, mas a ouvinte sabe o que é ser usada erradamente, traída, dececionada ou até abandonada. Trate essa mulher, sua amiga como pessoa, não como vítima. Eleve esse padrão e trate essa mulher com amor, mostrando-lhe que possivelmente algumas situações na sua vida foram produto de escolhas erradas, mas que Deus é capaz de soberanamente controlar todas as circunstâncias da nossa vida. Muitas vezes não entendemos porque as coisas acontecem, mas se acreditamos num Deus soberano, que está acima de qualquer experiência humana, podemos ter a certeza que no final, há um propósito para a vida dessa mulher afligida.


Para estas pessoas, a esperança é a única qualidade de vida que parece viável. Fragilidade, cinismo, desespero e depressão são os batimentos de um coração sem esperança. Vigor, força, coragem e confiança são as descrições de um coração curado e cheio de esperança. O seu trabalho, o meu trabalho, neste dia ao falar sobre mulheres abusadas, é investir na construção da esperança.


· Essa construção passa por dizer-lhes que não fiquem impacientes. As coisas nem sempre sucedem de um dia para o outro. Gostaríamos que marcassem pequenos alvos, atingíveis, a curto prazo, que vão mostrar-lhes que a vida delas pode realmente mudar.


· Essa construção passa ainda sobre ensinar essas mulheres que Deus é soberano. Se a nossa vida estivesse apenas dependente de pessoas injustas, onde estaríamos nós? Saber que Deus é soberano e reina sobre os assuntos dos homens é a verdade mais segura e mais reconfortante a que podemos agarrar-nos. Deus permite muitos eventos na nossa vida de maneira a que nos aproximemos mais Dele e nos afastemos daquilo que nos aflige e apoquenta.


Uma mulher vítima de violência e abuso não é responsável pelo pecado dos outros contra ela, mas é responsável pela sua reação a esse pecado. Todos temos necessidade de perdão. Este assunto do perdão levaria a um outro programa, porque é tão importante na nossa existência. Conceder perdão só é difícil se minimizarmos os nossos pecados e maximizarmos os pecados dos outros. Haverá mulheres abusadas no passado e agora mesmo, que nunca compreenderão a razão do seu sofrimento, mas quando encherem o seu coração de perdão e esperança, a vida terá uma página nova, uma página limpa para ser lida.


Texto: Sarah Catarino (extraído do programa "Violência e Abuso")


Pode ouvir este programa completo na nossa página do Youtube aqui:



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page