top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipa RTM ME

Dignidade...um vestido!


O que mostra o espelho do meu coração? O que é que os outros ouvem de mim? A forma como comunicamos com quem está à nossa volta, tem um efeito duradouro. A nossa posição como mulheres, mães, irmãs, avós irá ajudar a moldar as futuras gerações. Por isso seria muito bom olhar hoje para dentro do nosso coração e fazer a pergunta: que tipo de mulher sou eu?


A Bíblia diz que a mulher que ama o Senhor veste-se de força e dignidade (Provérbios 31.25). De facto, o que pagamos pela nossa roupa, o formato do nosso corpo, não é isso que nos torna belas, mas sim a maneira como falamos com os outros, porque é aí que a nossa beleza aparece. Gostava de enfatizar este modelo chamado DIGNIDADE.

O que é dignidade? Dignidade, é a maneira como mostramos a nossa força interior. A palavra dignidade significa: ser digno de honra ou de respeito. Significa ser autocontrolado, que se respeita a si mesmo.


Estava aqui a pensar numa amiga cujo esposo estava mal no hospital, com uma doença terminal. Há mais de dois anos que tomava conta dele em casa e agora a vida deles era mesmo só hospital. Já não estava com ela há algum tempo. Sabia que ela estava ao seu lado dia e noite há algumas semanas e pensei que ia encontrá-la deprimida e sem alento. È verdade que estava mais magra, bastante mais magra. Tinha umas olheiras bem fundas e expressou como este tempo estava a ser difícil. Mas tinha um vestido muito bonito e o cabelo tinha o mesmo aspeto elegante, como habitualmente. Mas o que reparei mais foram nas suas palavras. Ela é uma pessoa tímida, de poucas palavras, mas havia nela uma força incrível. Isto era mesmo a força interior de Deus num tempo de grande fraqueza. Quando me despedi, disse-lhe: ”Obrigada, por me mostrares como se pode ser forte e viver com tanta dignidade”. Ela abraçou-me e disse: “Sou apenas uma mulher. É Jesus que me torna forte”. E é verdade, ali estava ela, na hora mais negra da sua vida, sem acusar Deus, sem se queixar. Os braços de Deus estavam à sua volta. Ela estava vestida de força e dignidade.


É disto que fala a Palavra de Deus, quando descreve a mulher ideal: “Força e dignidade são os seus vestidos e ela ri-se do futuro!” Isto só pode acontecer na nossa vida quando confiamos em Deus, nas Suas promessas e nos entregamos a Ele todos os dias para receber esta força!

Sim, porque a dignidade começa no coração. Quando nos entregamos a Deus completamente, podemos mostrar dignidade. O nosso comportamento muda, se vivemos a nossa vida baseada nos ensinos de Jesus Cristo, o Filho de Deus e na Sua Palavra, a Bíblia. O que fizermos, não importa a dureza e a dificuldade da nossa situação, vamos mostrar essa dignidade em tudo o que dizemos e fazemos.


Uma outra maneira de vestir dignidade é no nosso autocontrolo. Quando não somos movidas pelas nossas emoções, já que isso é tão nosso enquanto mulheres. Deus fez-nos assim, com emoções que influenciam os nossos comportamentos. Isto não tem nada de errado, mas a nossa mente tem que estar focada no que é bom, no que é certo, e não permitir que as nossas emoções nos dominem.

Todas nós nos aborrecemos com filhos, maridos, familiares próximos. A questão é COMO nos aborrecemos? Como reagimos nesses momentos? Quando vemos a nossa amiga com uma casa melhor ou com filhos mais bem-comportados? E como fazemos diante da infidelidade do marido? Claro que nos sentimos doridas, humilhadas e queremos fazer alguma coisa. Na maior parte das vezes, em vez de pensarmos como iremos fazer, começamos a falar. Queixamo-nos e dizemos coisas das quais mais tarde nos arrependemos. As palavras fúteis e sem cuidado ferem, por isso dizermos que temos que controlar a nossa boca e não sermos controladas.


Uma outra maneira de vestir dignidade é sermos discretas, decentes, modestas. Quantas vezes nos deixamos arrastar por modas que não nos favorecem, não são decentes. Como cristãs, somos filhas do Rei dos reis e essa dignidade deve passar em tudo na nossa vida.


Deus a abençoe!


Texto: Sarah Catarino (extraído do programa "Dignidade...um vestido?")


Pode ouvir este programa completo na nossa página do Youtube aqui:


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page