Buscar
  • Equipa RTM ME

Cuidar da Alma - Artigo de Consciencialização


Deus deseja restaurar a tua alma, o mais profundo do teu ser, o teu eu verdadeiro. Esta pode ser a lição mais importante que vais aprender ao te focares na palavra-chave do RTM Mulheres de Esperança para 2021 – RESTAURAR - e no texto bíblico chave: Salmo 23.1-3. Tu vais descobrir que Deus te quer perto Dele e deseja ensinar-te como viver de forma a que a tua alma seja constantemente "alimentada" e amparada.


Na prática, como podemos cuidar da alma? Na publicação “19 Maneiras de Cuidar da Sua alma durante o tempo de isolamento provocada pela COVID-19”, o presidente do Leadership Transformations*, Steve Macchia compartilhou estas verdades intemporais que podem ser usadas em qualquer situação.


1. Ora – mais do que nunca, precisamos orar e entregar os nossos corações, vidas e preocupações nas mãos amorosas de Deus.


2. Caminha – ficar fechada em casa durante muitos dias pode trazer tristeza, melancolia, medo e preocupação excessiva. Faz um passeio todos os dias.


3. Descansa – fica atenta aos sinais do teu corpo e descansa; quem sabe uma sesta diária te irá trazer uma renovação total?


4. Joga – talvez seja o tempo de fazer puzzles, jogar jogos de tabuleiro e outro tipo de jogos para manter contato com alguém especial no sentido de terem um tempo de lazer.


5. Escreve – escreve um pequeno texto, um poema, começa um diário ou simplesmente passa para o papel o que estás a sentir.


6. – começa por ler a Bíblia, livros cristãos, ou talvez um romance ou livro de autoajuda, lê livros com um propósito e que te deem prazer.


7. Cria – o contemplar é válido, mas existe o outro lado da produtividade: pintar, fazer cerâmica, tirar fotos, pintar.


8. Cozinha – em vez de comeres comida processada, prepara uma receita fácil e saborosa (ou até mais elaborada) e disfruta de uma boa refeição ou guloseima.


9. Liga – mensagens de textos e redes sociais não são as únicas formas de te manteres em contato com pessoas queridas; agarra no telefone e liga para alguém.


10. Serve – certamente que alguém perto de ti precisa de um gesto de gentileza e bondade; pede a Deus que te mostre o que podes fazer por alguém.


11. Perdoa – na nossa correria, normalmente ignoramos a nossa raiva e conflitos; fala com Deus analisa a quem precisas de perdoar e seguir em frente.


12. Ri – precisamos de boas notícias para contrariar as más; permite-te ter leveza, pois o riso faz bem à alma.


13. Observa – num espaço aberto e com menos responsabilidades (a menos que tu faças parte da linha de frente dos profissionais de saúde, etc), tira tempo para observar a natureza à tua volta.


14. Tem esperança – em tempos de aflições e tristeza, encontra conforto e esperança na palavra de Deus para te manteres firme na caminhada.


15. Organiza – começa por um quarto, gaveta ou arquivo, com o propósito de simplificar, limpar e tirar o pó de tudo o que foi ignorado.


16. Desacelera – diminui o teu ritmo e percebe como o teu mundo vai desacelerar contigo; realiza as tarefas tranquilamente, diminui a carga e vive mais plenamente.


17. Agradece – entrega-te completamente à gratidão, pois ela vai curar-te e fortalecer-te como poucas coisas na vida; ao praticar a gratidão, o teu coração vai encher-se de alegria.


18. Ouve – pratica a bonita arte de escutar: a Deus, aos outros, sem competir e sem corrigir ninguém.


19. Ama – o cuidado mais importante com a alma envolve amar a Deus e ao próximo como a ti mesmo; o amor capacita-nos a passar por este tempo.



* Editado e usado com a permissão da Leadership Transformations

https://www.leadershiptransformations.org/

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 

Formulário de Inscrição

+351 211 581 128

©2020 por RTM Mulheres de Esperança. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now